fale com o instituto Novo Sertão

86 99498-6598

A PANDEMIA NO SERTÃO

 

Em janeiro de 2020 com certeza ninguém conseguiria prever o que aconteceria no mundo nos próximos meses, a pandemia causada pelo corona vírus COVID-19 mudou a rotina nos quatro quantos do planeta gerando uma crise de saúde e financeira sem precedentes na historia moderna.

Ouve-se muito de como os grandes centros urbanos tiveram que parar seu ritmo frenético para impor uma quarentena e assegura a saúde dos milhões de pessoas que vivem nessas grandes cidades, porém pouco se sabe de como estão os mais de 24 milhões de pessoas ( cerca de 43% da população do nordeste ) que vivem na região do semi-árido nordestino longe de grande centros urbanos.

Não é novidade que o semi-árido nordestino sempre teve grandes desafios sociais e detém os piores índices de IDH (índice de desenvolvimento humano) do Brasil, a falta de emprego e as dificuldades para atendimento de saúde sempre foram algo presente do cotidiano sertanejo. Com a pandemia o que se vê de imediato é o acréscimo de um ambiente de terror e desinformação que chega violentamente nas pequenas cidades do nordeste.

Em Betânia do Piauí uma das cidades mais carentes de sertão piauiense o leito de UTI mais próximo fica a cerca de 200km de distância na cidade de Picos, isso quer dizer que se houver um surto de casos do COVID-19 na região as pessoas com certeza não terão tempo hábil para chegar a um atendimento médico adequado, isso por si só já geraria um ambiente de muita insegurança, porem o advento das redes sociais e sinal de wi-fi em muitas regiões tem ajudado na disseminação de muitas informações falsas sobre a pandemia e no surgimento de diversas mitos populares que supostamente teriam o poder de proteger aqueles que querem ficar imunes ao vírus.

Graças a Deus atualmente não vemos um aumento exponencial de casos do COVID-19 no sertão do Piauí, porém o medo que esse vírus chegue com força na região tem imposto a quarentena na grande maioria das cidades sertanejas.

Atualmente vemos um movimento para o relaxamento dessa quarentena, porém é quase certo que as aulas provavelmente não retornaram esse ano, como a maioria dos municípios do sertão tem uma estrutura muita pequena para receber os alunos, será muito difícil impor um revezamento de alunos na educação municipal.

Sem dúvida a rotina do sertanejo também foi muito alterado nesse período de pandemia, as famosas feiras que acontecem em praça pública vendendo legumes, verduras, roupas e outros itens característicos dos sertão estão suspenso a mais de 3 meses, muitas festas populares foram canceladas o que em muitas cidades representa uma boa porcentagem do PIB local.

O uso de mascará tem se tornado comum nos pequenos centros urbanos do sertão, como também o uso do álcool em gel e o distanciamento em filas e em outros estabelecimentos.

Porém o sertanejo que é um dos povos mais resilientes do mundo, consegue manter alegria e a esperança de dias melhores, ao visitarmos a zona rural do município de Betânia do Piauí, é como se estivéssemos vivendo a 6 meses atrás quando pouco se ouvia sobre essa tal de pandemia, vemos pessoas andando sem mascaras, cuidando dos animais e levando seus afazeres diários no ritmo que é costumeiro dessa região. Todos querem que esse tempo de restrições passe o mais rápido possível, mais enquanto isso não acontece o sertanejo não deixa de ser sertanejo, com mascará ou sem nosso sertão continua sendo um lugar de pessoas simples e cheio de esperança e fé em Deus de dias melhores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

recebe as últimas notícias do sertão

fique por dentro

admin

Pandemia no Sertão

Em janeiro de 2020 com certeza ninguém conseguiria prever o que aconteceria no mundo nos próximos meses, a pandemia causada pelo corona vírus COVID-19 mudou a rotina nos quatro quantos do planeta gerando uma crise de saúde e financeira sem precedentes na historia moderna.

Saiba Mais »
admin

Destaque na Tv Justiça

O Instituto Novo Sertão foi destaque na Tv Justiça em Brasília com suas ações de apoio na zona rural de Betânia do Piauí aonde vem desenvolvendo o projeto Todos conectados e levando internet para diversas famílias carentes da região.

Saiba Mais »

Leave a Comment

Menu

Fale com o Instituto

Atendimentos telefônicos de segunda
a sexta (exceto feriados) das 9h00 às 12h30
e 13h30 às 17h00.

Cadastre-se em nossa newsletter:

Vamos juntos transformar o sertão?

Inscreva-se na nossa Newsletter